top of page

Dinâmica

 

O evento iniciará no dia 26, domingo, com uma conferência magna sobre o Estado da Arte da Conservação de Morcegos. Nos três dias seguintes (27 a 29.07), cada uma das 10 mesas redondas terá a duração máxima de duas horas. Cada ministrante terá um tempo máximo de 15 ou 20 minutos de interlocução, para possibilitar as argumentações do grande grupo. Para cada mesa haverá um redator,  que anotará os principais pontos de cada palestrante e dos participantes durante o debate (memória). No terceiro dia, à tarde, todos os palestrantes e os participantes inscritos por Grupo de Trabalho (I a X) se reunirão em grupos menores para debater os principais pontos das mesas, que deverão ser levados para a discussão final. Cada GT deverá trazer pelo menos uma ação de conservação sobre o tema da mesma. Ao final de duas horas, todos retornarão com os resultados dos GTs e serão estabelecidas as ações de conservação, metas, convenções, subsídios para o plano de ação de conservação dos morcegos no Brasil e que possam, também, promover  o diálogo entre as diferentes organizações que auxiliem a resolver os conflitos entre homens-morcegos. A meta final será a elaboração de um documento/manuscrito com os resultados desses debates. Todos os participantes dos debates serão autores. Se necessário, o mesmo será finalizado de forma online.

 

O PCMBrasil e o Instituto Sauver desejam apresentar uma nova forma de evento, novas ferramentas de sensibilização e desmistificação, no qual o conhecimento e a opinião dos participantes tenha voz. Afinal, essa é a melhor forma de tornar as soluções executáveis, com a ajuda daqueles que tem interesse e estejam comprometidos com a causa – Conservação, Educação e Saúde.

 

O Evento terá a participação de colegas dos PCMs - Programas de Conservação de Morcegos da América Latina e da Red Latino Americana para la Conservación de Murciélagos - RELCOM, para trocar experiências.

 

Tu que trabalhas e se interessa pelos morcegos, te esperamos em Bento Gonçalves, RS para ouvirmos tuas propostas de conservação, de soluções empreendedoras para os conflitos e de novas formas de educação e de sensibilização. Juntos construiremos novas ideias e tornaremos o PCMBrasil uma instituição a ser ouvida em prol desses seres alados maravilhosos e tão importantes para a sobrevivência do próprio homem.

 

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS E DAS PALESTRAS DO ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONSERVAÇÃO DE MORCEGOS

 

Todos os participantes que desejarem apresentar um trabalho, deverão fazê-lo na forma ORAL no dia 27 de julho das 18:30 às 19:30. O tema deverá estar vinculado aquele das mesas redondas (vide programa). Cada participante poderá apresentar um único trabalho como autor principal ou outros como coautor.

 

Os ministrantes das palestras deverão igualmente apresentar um pequeno artigo sobre o tema de sua explanação.

 

Os artigos serão publicados na revista Arquivos do MUDI (Revista Arquivos do Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá, ISSN 1980-959X). O texto deverá apresentar entre duas e três páginas, com fonte em Times New Roman, tamanho 12, cor preta, espaçamento 1,5 e margens 2,0 cm. O texto deverá ser justificado. O trabalho deverá ser encaminhado em Português ou Espanhol, línguas oficiais do evento em doc ou docx. Este resumo deve ser entregue até 30 de junho para isauver@gmail.com.

 

Cada artigo deverá conter, de maneira clara e objetiva, o título do trabalho (em negrito) e o(s) nome(s) do(s) autor(es) e instituição (ões). O autor responsável deverá ter seu nome sublinhado e informado o endereço eletrônico. O manuscrito deverá apresentar introdução, objetivo, material e métodos, resultados e discussão, considerações finais e referências bibliográficas. Recomenda-se aos autores máxima cautela na redação e correção dos seus trabalhos, pois os mesmos serão avaliados com rigor pela comissão científica do evento para posterior publicação em revista indexada. No caso de uma nota técnica, não precisará usar essa formatação, mas apresentar um texto de forma lógica e coerente. 

 

O trabalho poderá conter uma figura (que poderá ser prancha), ou um gráfico ou uma tabela, disponibilizada no fim do trabalho, após as referências bibliográficas. As referências deverão estar completas. Caso os autores queiram colocar agradecimentos ou mencionar instituições financiadoras, deverão fazê-lo após as considerações finais e antes das referências bibliográficas.

 

Introdução
Deve introduzir o problema da pesquisa, trazer bases conceituais e teóricas, incluindo bibliografia. Contém a justificativa e a pergunta da pesquisa.

 

Objetivo

Indicar o objetivo a ser atingido pela pesquisa.

 

Material e Métodos

Explicitar os métodos de coleta e de análise de dados.

 

Resultados e Discussão

Apresentar os resultados obtidos (colocar figuras, tabelas ou gráficos no final do texto) e discuti-los diante do que já foi publicado sobre o tema.

 

Considerações Finais
Deve sintetizar a resposta à pergunta da pesquisa e discorrer sobre o atendimento do objetivo proposto.

 

Referências Bibliográficas

Seguir o modelo para publicação de artigo (vide página modelo de artigo).

 

 

O Resumo expandido deverá conter o endereço de e-mail e telefone para contato do autor que apresentará o trabalho.

 

bottom of page